Site Autárquico de Miranda do Corvo

Pesquisar

Confraria do Vinho de Lamas

(Confraria Báquica)

A Confraria do Vinho de Lamas resultou da vontade de um grupo de 30 produtores vinícolas, da freguesia de Lamas, de se associarem com o objetivo de produzir, promover e defender o vinho da terra.  

Sendo a região de Lamas uma região tradicionalmente agrícola, o cultivo da vinha assume um carácter dominante desde tempos recuados surgindo como um complemento económico para a maioria das famílias.  

Nos tempos modernos, os agricultores debatem-se com novos desafios quer produtivos quer de mercado. Este, também foi um argumento que os levou a associarem-se, para, em conjunto, defenderem um produto muito característico e que merece ser preservado e promovido. 

A confraria realizou o seu I Capítulo a 28 de Janeiro de 2007, tendo como madrinha  a Real Confraria da Cabra Velha de Miranda do Corvo. Neste primeiro capítulo, apenas foi permitida a entronização de produtores de vinho, no entanto ao longo dos anos foram integradas pessoas que, embora não se dedicando à produção, defendem e promovem a divulgação deste néctar. 

 O grito de guerra usado por esta confraria báquica é: “Pelo vinho de Lamas, pela freguesia, pela Confraria”. 

 

Contactos

AGENDA

Multimédia