Ir para conteúdo
Exposição "Silêncios que falam"

Exposição "Silêncios que falam"

09 dez, 2017 - 06 jan, 2018
Biblioteca Municipal Miguel Torga

Inaugura no dia 9 de dezembro pelas 17h00, na Biblioteca Municipal Miguel Torga, a exposição "Silêncios que falam" de Ana Pessoa.
Natural de Cantanhede reside atualmente em Coimbra.
Licenciada em Direito, tem dedicado uma parte da sua vida às artes plásticas.
Participou em diversas exposições individuais e coletivas de pintura. Mas é nas artes decorativas, nomeadamente na execução de trabalhos de trompe l’oeil e de restauro de arte que tem trabalhado mais intensamente.
A pintura decorativa é, tradicionalmente, uma Arte Ornamental, sobretudo de murais e mobiliário. Tem uma origem longínqua - lembremo-nos das pinturas rupestres e ainda dos frescos de Pompeia. Foi no entanto no Renascimento que esta arte veio a assistir a um enorme impulso, através das encomendas religiosas de pinturas a fresco - vejam-se, por exemplo, as imagens bíblicas da Capela Sistina, bem como de trípticos que continham verdadeiras catequeses para os crentes, maioritariamente iletrados. Foi também neste período que esta arte sofreu grande evolução, pela utilização de técnicas de perspectiva, que permitiam criar vários planos, criando ilusão de profundidade – hoje conhecida como 3D/tridimensional.
Hoje, a sua vertente profundamente clássica, continua a estar presente no uso da simetria, da perspetiva e do desenho à vista que, conjugados com estudos de luz e de cor e, tendo em conta a mensagem a transmitir, o realismo de um acontecimento ou de uma paisagem, consegue criar dinamismo no espaço em que se propõe intervir.
A exposição estará patente até 6 de janeiro de 2018