Ir para conteúdo
O Enredo

O Enredo

13 outubro, 2018

Devido às condições meteorológicas o espetáculo será realizado na Casa das Artes.

A entrada é gratuita, mediante apresentação de bilhete. Os bilhetes podem ser levantados no Posto de Turismo e na Casa das Artes.

O ENREDO é um espetáculo que envolve dança, teatro e música num muito feliz cruzamento de todas estas disciplinas. Trata-se duma criação artística à volta da figura do Alvazil (ou duque) Sesnando Davides, forte personagem que marcou a paz e coexistência de vários povos e crenças nas margens do Mondego. A trama de O ENREDO desenrola-se contemplan­do o Mondego enquanto testemunha do que, no final da Cultura Moçára­be, mais relevante aconteceu nesse território. Apesar de não perseguir uma estética historicista, O ENREDO foi con­struído baseado em alicerces científi­cos pretendendo contar uma estória da História.

O espetáculo é fruto da criação dum coletivo artístico performativo no qual estão representados dez artistas correspondentes a cada um dos dez Municípios (João Gama, de Ansião; Luís Travassos, de Coimbra; Pedro Cama­rinho, de Condeixa-a-Nova; Ricardina Lorigo, da Figueira da Foz; Márcia Francisco, da Lousã; Ricardo Grácio, de Miranda do Corvo; Bráulio Figo, de Montemor-o-Velho; Mário Mata, de Penela; Sofia Falcão, de Pombal; Rui Almeida, de Soure), sob direção artísti­ca de André Varandas.

O ENREDO é, pois, um ponto de vista. E o que é um ponto de vista se não e apenas a vista que se tem a partir de um determinado ponto?

O ENREDO é um projeto cultural inte­grado na programa Coimbra Região de Cultura, promovido pela Comuni­dade Intermunicipal Região de Coim­bra e operacionalizado pela Rede de Castelos e Muralhas do Mondego.