Site Autárquico de Miranda do Corvo

Pesquisar

Rede Natura

No município da Miranda do Corvo, a Rede Natura 2000 corresponde ao Sítio Serra da Lousã, PTCON0060 (Resolução de Conselho de Ministros nº 76/2000 de 5 de Julho).


A Rede natura 2000 é composta por áreas de importância comunitária para a conservação de determinados habitats e espécies, nas quais as actividades humanas deverão ser compatíveis com a preservação destes valores, visando uma gestão sustentável do ponto de vista ecológico, económico e social.

Inserido na 2ª Fase da Rede Natura 2000, o Sítio da Serra da Lousã (15.158 ha) engloba uma parcela do território concelhio, nomeadamente as áreas da Serra da Lousã. O município de Miranda do Corvo é abrangido por 11% do Sítio Serra da Lousã, que corresponde a cerca de 1348 ha.
Os objetivos desta regulamentação contribuem para assegurar a biodiversidade, através da conservação e do restabelecimento dos habitats naturais e da flora e fauna selvagens num estado de conservação favorável no território.

A classificação deste sítio procura proteger a diversidade de habitats da extremidade Sudoeste da cordilheira central e as diversas espécies de flora e fauna, dos quais se destacam:
• Zonas secas e ensolaradas com ocorrência de Azinheira (Quercus rotundifolia;
• Zonas húmidas e frias de Carvalho Roble (Quercus róbur) e Carvalho Negral (Quercus pyrenaica);
• Cristas quartzíticas de valor geomorfológico e existência de cascalheiras;
• Linhas de água de carácter permanente com vegetação ripícola; 
• Habitat de carácter reliquial constituído por Azevinho, naturalmente pouco frequente;
• Lagarto-de-água;
• Salamandra-lusitânica (espécie classificada como “vulnerável”)

Para mais informações consultar:

Documentos para Download

AGENDA

Multimédia