Site Autárquico de Miranda do Corvo

Pesquisar

Rede de Muralhas e Castelos do Mondego

A criação da Rede de Castelos e Muralhas do Mondego respeitou uma antiga aliança… 

No ano de 1064, D. Fernando Magno conquista Coimbra, um episódio capital no longo processo de reconquista Cristã. Doravante, Coimbra e a bacia do Mondego, assumem a defesa da fronteira entre dois mundos, o Cristão e o Muçulmano. 

Ao comando desta nova fronteira está o Moçárabe Sesnando Davides. Criado na corte de Abbad II al-Mutadid, Sesnando coloca-se ao serviço de D. Fernando e é nomeado primeiro Governador de Coimbra, assumindo a guarda avançada do condado e recorrendo, para tal, a um conjunto de estruturas defensivas sob sua administração. 

Os Castelos de Coimbra, Lousã, Miranda do Corvo, Montemor-o-Velho, Penela, Soure e a atalaia de Buarcos, formaram, entre outros, a Linha Defensiva do Mondego. A esta fronteira associaram-se anos mais tarde outras estruturas como o Castelo de Pombal ou de Germanelo, que vêm consolidar esta fronteira, palco de conflitos armados, de instabilidades e perigos, mas também de convivências, permeabilidades e amores.  

Há uma história fascinante da qual somos legítimos herdeiros…  

A Rede de Castelos e Muralhas do Mondego procura dignificar essa história e criar a partir do património histórico e cultural um produto turístico de excelência, assente na valorização da Linha Defensiva do Mondego e na mobilização de parceiros para a criação de dinâmicas conjuntas. 

Hoje, doze parceiros sentam-se à mesma mesa para defender a Herança legada por D. Sesnando:   
  • Direção Regional de Cultura do Centro 
  • Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal 
  • Instituto Pedro Nunes 
  • Municípios de Coimbra, da Figueira da Foz, da Lousã, de Miranda do Corvo, de Montemor-o-Velho, de Penela, de Pombal e de Soure 
  • Universidade de Coimbra 
Juntos, dão vida à Agência para o Desenvolvimento dos Castelos e Muralhas Medievais do Mondego. 

A campanha que agora empreendemos é longa e desafiante. Todos somos convidados a recuperar a nossa história! 

Parta à reconquista connosco!  

AGENDA

Multimédia