Site Autárquico de Miranda do Corvo

Rede das Aldeias do Xisto

A Rede das Aldeias do Xisto é constituída por 27 aldeias distribuídas pelo interior da Região Centro de Portugal. Estes pequenos núcleos agregam o potencial turístico regional refletido na arquitectura, nas amenidades ambientais, na gastronomia e nas tradições, entre outros elementos culturais distintivos apresentados em produtos e serviços de excelência. 

A Rede das Aldeias do Xisto é um projeto de desenvolvimento sustentável, de âmbito regional, liderado pela ADXTUR- Agência para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias do Xisto, em parceria com 21 Municípios da Região Centro e com mais de 100 operadores privados que atuam no território. 

Os objetivos das Aldeias do xisto são a preservação e a promoção da paisagem cultural do território, a valorização do património arquitetónico construído, a dinamização do tecido socioeconómico e a renovação das artes e ofícios. 

As Aldeias do Xisto são a porta de entrada para um território maravilhoso com uma variada oferta de turismo e lazer em íntimo contacto com a Natureza e com as tradições culturais da região. Para quem gosta de caminhar, existem mais de 600Km de percursos pedestres devidamente homologados. Os amantes de BTT vão ficar surpreendidos com a oferta de trilhos com vários níveis de dificuldade ancorados nos Centros de BTT, autênticas estações de serviço em regime de self-service adaptadas aos praticantes da modalidade. Durante o Verão, a rede de praias fluviais permite momentos refrescantes e tranquilos nas mais puras águas do país. Nas Lojas Aldeias do Xisto encontrará produtos gourmet e artesanato tradicional e contemporâneo, que poderá apreciar enquanto saboreia um chá. E já que falamos de sabor, prepare-se para deixar a dieta de lado pois os restaurantes parceiros elevam a gastronomia regional a um patamar de excelência. Explore a nossa agenda de eventos, há sempre algo de surpreendente e inovador a acontecer por aqui, seja um concerto de jazz ou fado, um entrudo tradicional ou uma atividade e desporto outdoor. E no fim do dia, aninhe-se num dos muitos alojamentos existentes nas aldeias. Ao acordar vai querer repetir tudo novamente. 

Miranda do Corvo integra esta rede com a Aldeia do Gondramaz. 

AGENDA

Multimédia