Site Autárquico de Miranda do Corvo

Pesquisar

Loja do Senhor Falcão

 

A "Loja do Sr. Falcão", localizada na Pereira, a 3 km da vila e não muito longe da aldeia do xisto de Gondramaz, foi fundada em 1878 por Lourenço Falcão. No século XIX, era uma mercearia que vendia um pouco de tudo, desde fazendas a produtos alimentares.  

 
A atividade foi continuada pelo seu filho, Joaquim Fernandes Falcão, ajudado mais tarde pelo filho, Joaquim Falcão. Por volta de 1950 a loja foi destruída por um incêndio, seguindo-se um grande esforço de reconstrução, renascendo a loja em 1956. Joaquim Falcão fica à frente do estabelecimento até ao ano 2000, altura em que o encerra por motivos de saúde. 


Em 2008, Filomena Falcão, reabre a loja motivada pelo gosto pelo antigo e pelo tradicional, determinada em mostrar ao séc. XXI uma loja do séc. XIX.  


A loja é uma montra dos produtos com história, do tempo dos nossos avós, da gastronomia às loiças, da higiene pessoal ao material escolar, dos brinquedos à mais simples taça em latão, sem esquecer os produtos regionais como o mel da Lousã, os cestos de Arganil e os barros de Miranda do Corvo. 


Ao lado da loja mantem-se a antiga taberna, agora renovada, onde os visitantes se podem sentar nos tradicionais bancos de madeira, para degustar queijos e enchidos nacionais, além de vinho a copo, convidado assim a momentos de partilha. 


Atravessando o pátio encontra-se um novo espaço, um bar em xisto onde estão expostos antigas alfaias agrícolas e trabalhos de artesãos locais. Aos fins de semana este espaço acolhe diversos eventos nomeadamente tertúlias, música ao vivo entre outros. 


A loja foi uma das cinco nomeadas para o Prémio Mercúrio, que distingue os melhores projetos de comércio, na categoria "Lojas com História". 
 
 
LOJA DO SR. FALCÃO  
Pereira, Miranda do Corvo  
Contacto: 239 533 105  
Horário: Sextas feiras e Sábados 15h00/19h00 e 22h00-02h00 

 

AGENDA

Multimédia