Site Autárquico de Miranda do Corvo

Pesquisar

Edições municipais

  • Fragmentos
    /http://cms.cm-mirandadocorvo.pt//upload_files/client_id_1/website_id_1/Fotos%20Menus/Concelho/Cultura/imagem%20capasite.jpg
  • Belisário Pimenta e o movimento republicano em Coimbra
    Belisário Pimenta e o movimento republicano em Coimbra

     Título: Belisário Pimenta e o movimento republicano em Coimbra

    Autor: Virgílio Vasconcelos Ribeiro

     O proeminente historiador local - Belisario Pimenta-  é o personagem principal desta obra, da autoria do investigador Virgilio Vasconcelos Ribeiro.

    Em "Belisário Pimenta e o movimento republicano em Portugal" o autor disseca a visão de Belisário Pimenta sobre o meio iedeológico do republicanismo conimbricense e das suas ligações ao movimento nacional de combate à monarquia.

  • Capela Nossa Senhora da Boa Morte
    Capela Nossa Senhora da Boa Morte

    Título: Capela Nossa Senhora da Boa Morte

    Autor: fotografias Arquivo Municipal

     

    Ao longo das páginas deste pequeno opúsculo abundantemente ilustrado conta-se a história da fundação da Capela da Nossa Senhora da Boa Morte e as tradições religiosas a ela ligadas, nomeadamente a festividade do Senhor dos Passos entre outras.

     

     

  • Cartilha do povo
    Cartilha do povo

    Título: Cartilha do povo

    Autor: José Falcão ; pref. Amadeu Carvalho Homem, Fernando Mendonça Fava

     

    Publicada por ocasião das comemorações do centenário da implantação da República em Miranda do Corvo, a Cartilha do Povo de José Falcão, figura maior do republicanismo, é aqui editada em edição fac-similada acompanhada de dois estudos da autoria de Amadeu Carvalho Homem e de Fernando Fava que ajudam a compreender o homem, natural de Miranda do Corvo, que esteve por trás de muito do ideário republicano. 

  • Da arte de Miranda: para uma monografia de Miranda do Corvo
    Da arte de Miranda: para uma monografia de Miranda do Corvo

    Título: Da arte de Miranda: para uma monografia de Miranda do Corvo

    Autor: António Manuel Carvalho Rodrigues

     

    António Manuel Carvalho Rodrigues traça neste livro a evolução urbanística de Miranda do Corvo, fazendo um roteiro pela arquitetura religiosa e civil, sem esquecer as freguesias e o seu património mais emblemático.

  • Do velho falamos....tradições orais, usos e costumes
    Do velho falamos....tradições orais, usos e costumes

    Título: Do velho falamos....tradições orais, usos e costumes

    Autor: Isabel Maria Braga...[et al.]

    Fruto do trabalho de um grupo de docentes do pré-escolar na década de 90 do séc. XX, esta obra traz à luz do dia as memorias de uma vida, transportando o leitor para vivências de outrora. As autoras procuraram mostar o grande valor "do velho", do que "já não se usa" e que "nas rugas, na expressão de cada velho (...) ha histórias de encantar (...) e nas suas palavras a alegria duma festa".

    A obra faz o levantamento de jogos; canções de roda; ranchos e respetivas canções;  artesanato;  tradições religiosas;  tradições ligadas ao Carnaval; quadras populares; provérbios e legalengas;  história; lendas;  rezas e benzeduras e tradições ligadas ao casamento.

     

  • Escritos dispersos: recolha de textos publicados nos jornais Diário de Coimbra e Alma Nova
    Escritos dispersos: recolha de textos publicados nos jornais Diário de Coimbra e Alma Nova

    Título: Escritos dispersos: recolha de textos publicados nos jornais Diário de Coimbra e Alma Nova

    Autor: Belisário Pimenta; adaptação de textos e anotações Carlos Ferreira

     

    Esta obra reúne mais de três dezenas de artigos da autoria de Belisário Pimenta dispersos pelos jornais Alma NovaDiário de Coimbra. Trata-se de escritos sobre a história, o património, as gentes de Miranda do Corvo dadas à pena por aquele que é o grande historiador do concelho, que desempenhou um importante papel no registo e na preservação da história e da memória locais.

     

    A recolha e seleção dos textos foi levada a cabo por Carlos Ferreira e pretende ser um contributo válido para aprofundar o conhecimento sobre Miranda do Corvo.

  • Miranda do Corvo: museu vivo da cerâmica de barro vermelho

    Título: Miranda do Corvo: museu vivo da cerâmica de barro vermelho. O barro vermelho de Miranda do Corvo

    Autor: Lucília Caetano. Edgar Lameiras

     

    Esta publicação, datada de 1990, reúne dois artigos sobre a olaria de Miranda do Corvo, enquanto processo de produção artesanal.

    No artigo “Miranda do Corvo museu vivo da cerâmica de barro vermelho” Lucília Caetano traça a evolução histórica desta atividade e do seu impacto na comunidade, nomeadamente em termos de relevância social dos oleiros, hoje praticamente perdida. A autora faz também uma breve alusão às técnicas da olaria, desde a preparação do barro até à cozedura passando pela moldagem e pela decoração.

    Já Edgar Lameiras no seu texto sobre “A louça vermelha de Miranda do Corvo”, descreve de forma detalhada todo o processo desde a preparação do barro até ao escoamento e comercialização das peças, bem como os instrumentos e materiais que intervêm nestas diferentes fases. Este autor faz também um inventário da louça vermelha produzida, na época, no Carapinhal.

     

  • Miranda do Corvo e o seu artesanato

    Título: Miranda do Corvo e o seu artesenato

    Autor: Maria Olimpia Batista Pombo Rodrigues

     

    Esta publicação datada de 1990 e entretanto esgotada faz o levantamento dos artesãos a laborar na altura. Organizada por um grupo de docentes da Escola C+S de Miranda do Corvo, atualmente Escola EB 2 3 C/ Sec. José Falcão, referencia as atividades artesanais e respetivos artesãos, nomeadamente as rendas de Semide; a escultura em pedra do Gondramaz; a tecelagem; a cestaria; a latoaria e a olaria

    Os textos são acompanhados de registos fotográficos a preto e branco que ilustram as várias atividades.

     

  • Presidentes entre o público e o privado: 1910-1926
    Presidentes entre o público e o privado: 1910-1926

    Título: Presidentes entre o público e o privado: 1910-1926

    Autor: Alexandra Silva...[et al.]

     

    Editado aquando das comemorações do Centenário da República em Miranda do Corvo, esta obra conta com a colaboração de vários estudiosos que se debruçaram sobre questões, episódios e passos historicamente relevantes, da vida privada dos presidentes da Primeira República.  Trata-se assim de dar uma visão mais alargada e portanto mais próxima da verdade histórica, sobre aqueles que comandaram os destinos do país num período tão importante da sua história.

  • República e democracia
    República e democracia

    Título: República e democracia

    Autor: Alfredo Carlos Barroco Esperança...[et al.]

    A presente publicação foi editada por ocasião das comemorações do Centenário da República em Miranda do Corvo e compila um conjunto de textos que resultaram das palestras preferidas no âmbito daquelas celebrações. Ao longo desta obra são abordados temas como o Laicismo e a Laicidade; a Maçonaria e a República; a Cidadania; José Falcão; os valores da Igualdade e da Fraternidade e muitos outros temas que procuram esclarecer o momento histórico da implantação da república em Portugal.

    Inclui também a edição fac-similada do Auto de Proclamação da República em Miranda do Corvo.

  • Toponímia da vila de Miranda do Corvo
    Toponímia da vila de Miranda do Corvo

    Título: Toponímia da vila de Miranda do Corvo

    Autor: António Manuel Carvalho Rodrigues

    Através da ”Toponímia da vila de Miranda do Corvo” o autor, António Manuel Carvalho Rodrigues, calcorreia as ruas da urbe em busca de personalidades marcantes que dão nome a ruas e praças.

    Cada avenida, cada bairro, cada praça, cada largo ou uma simples travessa são identificados, delimitados e é apresentada uma breve nota explicativa sobre a origem do topónimo. 

AGENDA

Multimédia