Site Autárquico de Miranda do Corvo

Unidade Móvel de Apoio ao Cidadão

Esta Unidade é constituída por uma viatura equipada, vocacionada  para a prestação de cuidados de enfermagem primários e para o apoio administrativo e social aos munícipes.
Num concelho com um elevado índice de envelhecimento e com significativa dispersão demográfica tornou-se urgente a criação de serviços que possibilitassem o encurtamento das distâncias, motivo pelo qual foi criada a Unidade Móvel de Saúde e Apoio ao Cidadão (UMS).
A Unidade Móvel desenvolve o seu trabalho em três áreas distintas e complementares: prevenção e vigilância da saúde; serviços camarários diversos e ação social. Estes serviços são prestados em 92 lugares do concelho de Miranda do Corvo.
No que diz respeito à área da prevenção e vigilância da saúde, esta Unidade é acompanhada por um Enfermeiro e contempla um serviço de triagem e controlo mensal de parâmetros (Tensão Arterial, Glicémia, Índice de Massa Corporal, Vacinação). Promove igualmente ações de educação para a saúde, encaminha as situações de risco para o Centro de Saúde e realiza visitas domiciliárias a utentes com algum grau de dependência.
A UMS oferece também a possibilidade de marcação de consultas médicas junto do Centro de Saúde de Miranda do Corvo, o encaminhamento de receitas médicas entre o utente e a unidade de saúde e vice-versa e a administração de terapêutica intramuscular injetável.
A  Unidade Móvel de Saúde e Apoio ao Cidadão possui também valências sociais, sendo acompanhada por um Assistente Social que presta atendimento personalizado na viatura, efetua visitas domiciliárias e executa relatórios sociais.
Cabe também a este Técnico sinalizar situações de carência socioeconómicas, acompanhá-las, encaminhá-las e apresentar os projetos e apoios existentes no Município de Miranda do Corvo.  
 
A Unidade Móvel faz também a recolha e entrega de material no Banco Solidário.  
Este serviço possibilita igualmente um apoio à população a nível de serviços camarários, levando informações e recebendo sugestões/pretensões de várias ordens, nomeadamente: pavimentos danificados; alerta para maus cheiros; pedido de contentores ou anéis de proteção dos mesmos; alerta para habitações em estado avançado de ruínas; etc.
A Unidade Móvel de Saúde e Apoio ao Cidadão tem demonstrado ser uma  mais-valia para a população do município de Miranda do Corvo, sobretudo para aqueles que possuem maior dificuldade em se movimentarem e/ou que tenham poucos recursos para se deslocarem até à sede do Concelho.

AGENDA

Multimédia