Site Autárquico de Miranda do Corvo

Instituições Particulares de Solidariedade Social – IPSS

  • Casa do Gaiato de Miranda do Corvo

    Pela mão do padre Américo Monteiro de Aguiar, três crianças instalaram-se a sete de janeiro de 1940 numa casa adquirida nos Bujos, na periferia de Miranda do Corvo, dando origem à primeira Casa do Gaiato de Portugal e à Obra da Rua, que depois se desenvolveu no país e se estendeu a Angola e Moçambique (hoje extinto) aquela que é uma das maiores obras de solidariedade social nacional. 

     
    Trata-se da primeira grande obra de solidariedade social do concelho que desde a sua fundação se dedica à educação de rapazes da Rua. 

     
    E foi a partir desta primeira casa aberta com 3 rapazes, que posteriormente se disseminou pelo País, por Angola e Moçambique.

     

  • Fundação Assistência, Desenvolvimento e Formação Profissional - FADFP
    A Fundação ADFP sediada em Miranda do Corvo, fundada em 1987 (inicialmente Associação para o Desenvolvimento e Formação Profissional), conta com cerca de 2800 amigos, 3.400 utilizadores regulares e integra cerca de 400 residentes com diferentes problemáticas, de todas as faixas etárias e de ambos os sexos. É uma Instituição Privada de Solidariedade Social (IPSS), sem fins lucrativos, com reconhecimento de Utilidade Publica, que completou 25 anos de existência. 

     
    O lema da Fundação ADFP é “Investimos em Pessoas”, apostando no convívio intergeracional, na integração dos vários grupos sociais e na igualdade de género, com especial atenção às vítimas de pobreza ou com carência socioeconómica. Apoia e integra crianças, jovens, adultos e idosos, de ambos os sexos, com valências destinadas a pessoas com deficiência, com doença mental crónica, mulheres grávidas e/ou com filhos, vitimas de violência e unidades de cuidados continuados de saúde. 

     
    Para além da sede, onde funcionam inúmeros serviços tais como a fisioterapia ou o ginásio, o Centro Social Comunitário, tem um conjunto de serviços e Centros Sociais dispersos pelo concelho: Centro Social de Lamas, Residência Cristo Redentor e Creche do Senhor da Serra, Centro Infantil, Cinema e o Parque Biológico da Serra da Lousã na vila de Miranda, Residência Igualdade em Rio de Vide e Esperança em Godinhela. Gere uma Biblioteca Itinerante em cinco concelhos do distrito de Coimbra (Miranda, Coimbra, Penela, Lousã e Góis) e possui serviço de apoio domiciliário a doentes mentais em Coimbra, Lousã, Miranda, Penela e Poiares. 

     
    A diversificação de atividades é fundamental na nossa estratégia de crescimento sustentado, criando negócios sociais, riqueza e receitas próprias, que tornem a Fundação ADFP sustentável a nível económico e social, e menos dependente dos dinheiros do Estado ou da Europa. 

     
  • Cáritas Diocesana de Coimbra – Lar de Jovens de Santa Maria de Semide

    A Cáritas Diocesana de Coimbra é uma Instituição Particular de Solidariedade Social que apoia de forma transversal as comunidades nos âmbitos social, saúde, educação e pastoral, em cinco distritos da região Centro. 
     

    A Cáritas Diocesana de Coimbra tem a funcionar um Lar para Jovens (rapazes) desprovidos de meio familiar normal. A Cáritas dirige este Lar desde 1986, quando assumiu a gestão da antiga Escola Profissional de Semide, até então sob a tutela da Assembleia Distrital. 

     
    Com a designação de Lar de Jovens de Santa Maria de Semide e atualmente com o Plano SERE+ em funcionamento, acolhe 65 crianças e jovens em risco, do sexo masculino, com idades compreendidas entre os 6 e 18 anos. Entre as causas do internamento prevalecem problemas de negligência acentuada, maus tratos, abandono escolar, dificuldades socioeconómicas e ausência de suporte familiar. 

     
    Pretende-se que, através de um ambiente organizado segundo modelos educativos com regras e rotinas diárias bem definidas, os jovens possam ter um ambiente estruturante e a estabilidade que permitam o seu desenvolvimento global, a aquisição de competências pessoais e sociais, a progressão escolar e formação profissional e a progressiva autonomia individual. 

     
    Para além do apoio social, psicológico e psicopedagógico existente na instituição, estão implementadas um conjunto de atividades de complemento escolar e lúdicas, que visam igualmente contribuir para o desenvolvimento global dos menores e sua estabilidade psico-emocional.


    http://www.caritas.pt/
  • Santa Casa da Misericórdia de Semide
    A Irmandade da Santa Casa da Misericórdia de Semide é uma Instituição Particular de Solidariedade Social, reconhecida como pessoa coletiva de utilidade pública. É composta atualmente por 283 irmãos. 

     
    Esta instituição presta serviço de Ação Social a crianças e idosos através das valências de Creche, Serviço de Apoio Domiciliário e Centro de Dia. Estas valências tiveram o início da sua atividade em Abril de 2003. 

     
    A sua sede situa-se na Quinta da Botica, em Semide, junto do Pavilhão Gimnodesportivo. 

     
    Os objetivos centrais da Santa Casa para os próximos anos são: melhorar a qualidade e quantidade dos serviços de apoio; articular iniciativas ao nível das instituições e projetos; promover a integração de públicos menos favorecidos e proporcionar atividades diferenciadas no domínio social. 

     
    A Santa Casa encontra-se aberta ao público, nos dias úteis, das 9.00 às 17.30.
  • Santa Casa da Misericórdia de Miranda do Corvo
    CAE 94995 - Outras atividades associativas.

     
    Morada: RUA DE SÃO MATEUS, 4 - 3220-195 MIRANDA DO CORVO

AGENDA

Multimédia