Alunos apresentam jogo “À Descoberta de Miranda do Corvo”

14/06/2019

Os alunos da EB1 de Lamas, pertencente ao Agrupamento de Escolas de Miranda do Corvo, receberam esta semana a visita das mascotes “Gaspar” e “Inês”. Uma deslocação inserida no programa de empreendedorismo do 1.º Ciclo do Ensino Básico “A Aventura do Gaspar e da Inês na Região de Coimbra”, promovido pela Comunidade Intermunicipal Região de Coimbra (CIM-RC).

Durante a sessão, que contou com a presença da vice-presidente da Câmara Municipal de Miranda do Corvo Ana Gouveia, as crianças tiveram oportunidade de conhecer mais uma história destas duas personagens e que pretende incentivar o seu espírito empreendedor e criativo. Ao mesmo tempo, os estudantes da EB1 de Lamas deram a conhecer o ponto de situação do seu projeto “À Descoberta de Miranda do Corvo”.

Na apresentação, os alunos referiram que este desafio tem permitido aprender “a comunicar, a planificar, a ser organizados, a trabalhar em equipa, a ter autonomia, a desenvolver a criatividade e a ser empreendedor”. Uma “caminhada”, como lhe chamam, que permitiu “construir coisas novas”, tais como “o roteiro para o tabuleiro do nosso jogo, o nosso jogo, o cartaz para divulgar esta atividade. Desenvolvemos mais uma vez a nossa criatividade”.

Quanto ao jogo, e em equipa, “chegámos a um consenso e decidimos basearmo-nos no Jogo do Trivial, com 6 temas relacionados com o nosso concelho: património e passado histórico; gastronomia; associativismo; turismo; artesanato e natureza”. O tabuleiro é um desenho do concelho permitindo aos jogadores fazer um percurso pelas suas quatro freguesias. Os brasões de Vila Nova, Miranda do Corvo, Lamas e União de Freguesias de Semide e Rio de Vide vão constar nos pinos que irão fazer a visita, através do jogo, a todo o território de Miranda do Corvo. Na caixa, e para além dos cartões com as perguntas, consta ainda uma bolsa com cartões informativos: receitas, percursos, informações sobre os principais locais históricos, turísticos e desportivos.

Refira-se que “A Aventura do Gaspar e da Inês na Região de Coimbra”, da CIM-RC, pertence ao projeto “Imagine. Create. Succeed”. É parte integrante do projeto “Realiza-te”, sendo cofinanciado pelo Centro 2020, União Europeia e Fundo Social Europeu.