Miranda do Corvo é um dos Concelhos contemplado com Projeto-Piloto para os Cuidadores Informais

11/03/2020

Miranda do Corvo é um dos 30 concelhos a nível nacional onde os cuidadores informais residentes podem pedir o seu estatuto na Segurança Social. A lista foi publicada esta terça-feira no Diário da República e prevê que, no distrito de Coimbra, só Miranda do Corvo e Figueira da Foz tenham sido contemplados com esta medida.

A partir de 1 de abril, os cuidadores informais residentes em Miranda do Corvo terão direito a profissionais de referência, da área da Saúde e da Segurança Social, que “farão um plano de intervenção que irá incluir medidas de acompanhamento, aconselhamento, capacitação e formação para o cuidador”, refere o gabinete da ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social.

Entre as medidas inscritas está a “identificação dos cuidados a prestar pelo cuidador informal, bem como a informação de suporte a esses cuidados e a avaliação da qualidade de vida e sobrecarga do cuidador informal ou acesso a medidas de saúde e apoio social promotoras da autonomia, da participação e da qualidade de vida da pessoa cuidada.

O período de descanso necessário fica definido, sendo este atribuído “preferencialmente aos cuidadores que sejam identificados como tendo maior necessidade”. Nessa altura, “a pessoa cuidada pode ser integrada em unidades de longa duração da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados, nas respostas sociais Estrutura Residencial para Pessoas Idosas e Lar Residencial ou beneficiar de Serviço de Apoio Domiciliário”.

Este projeto-piloto prevê que os cuidadores informais principais terão acesso ao novo Subsídio de Apoio ao Cuidador Informal, que tem o valor de referência de 438,81 euros e será variável em função dos rendimentos.

Os projetos-piloto irão durar um ano, ficando a sua monitorização e avaliação a cargo de uma comissão constituída por dois representantes das associações de cuidadores, da Saúde, Segurança Social, da Associação Nacional de Municípios Portugueses, do setor social e solidário e duas personalidades de reconhecido mérito e experiência de trabalho no âmbito do cuidador informal.