Site Autárquico de Miranda do Corvo

Semana Gastronómica “Miranda do Corvo – Capital da Chanfana”

Semana Gastronómica “Miranda do Corvo – Capital da Chanfana”

20/04/2017

Decorreu ontem a apresentação da semana gastronómica “Miranda do Corvo – Capital da Chanfana”, que decorrerá de 21 de abril a 1 de maio.

 

A apresentação foi realizada no Alma Shopping, em Coimbra, onde o stand turístico do Município se encontra instalado desde o passado dia 14 até ao próximo dia 23 de Abril, a promover a Semana da Chanfana e todas as potencialidades turísticas do concelho.

 

A chanfana será o ‘ex libris’ desta semana, mas o objetivo é também mostrar todo o potencial do concelho ao nível gastronómico, turístico e cultural.

 

Ao longo de toda a semana gastronómica irão realizar-se várias iniciativas e atividades. Entre 6ª e domingo vai decorrer a 3ª edição da Feira Medieval de Miranda do Corvo, com um programa que este ano se estende por 3 dias e que vai apresentar um crescimento assinalável ao nível de expositores, com cerca de 70 inscrições já confirmadas, onde se inclui uma dezena de tasquinhas, o que convida os muitos visitantes que se esperam, a passar o fim-de-semana em Miranda.

 

Também as comemorações do 25 de Abril decorrerão durante esta semana, como já é tradição, com 2 concertos evocativos de Abril na Casa das Artes, no dia 22 e 24 à noite. No dia 25 a celebrações centram-se às 9h em Semide e pelas 15h na Praça José Falcão, com o Hastear da Bandeira, Sessão Solene e Concerto com a Filarmónica Mirandense.

 

O capítulo da Confraria da Cabra Velha vai realizar-se no dia 29 de Abril, com início pelas 10h.

 

Integram ainda o programa desta Semana da Chanfana, o Torneio de Cricket com a presença da equipa do Vaticano, o Tapete de Flores em Honra de Nossa Senhora do Pranto em Lamas, a prova de BTT Rota da Chanfana no Vale do Açor, e o I Encontro de bibicletas Antigas de Miranda do Corvo, todos no dia 30 de Abril.

 

A acompanhar e a ajudar a promover esta semana estarão 22 restaurantes mirandenses aderentes ao evento que, para além da Chanfana, irão destacar outros pratos típicos do concelho, como a sopa de casamento e os negalhos.

 

Oriunda do Mosteiro de Santa Maria de Semide, a Chanfana é um prato típico de Miranda do Corvo muito apreciado no concelho e em toda a região centro, e um dos únicos no país que consegue ser produzido, na sua totalidade, com os produtos endógenos de um só concelho.

AGENDA

Multimédia