Site Autárquico de Miranda do Corvo

Câmara vai apoiar remoção de coberturas com amianto em edifícios de habitação

Câmara vai apoiar remoção de coberturas com amianto em edifícios de habitação

02/05/2017

A Câmara Municipal aprovou na última sessão de Câmara uma proposta apresentada pelo seu Presidente, Miguel Baptista, de apoio à remoção de coberturas com amianto em edifícios de habitação.

O amianto, como é sobejamente conhecido, apresenta riscos elevados para a saúde, sendo a utilização de materiais que contenham amianto proibida em Portugal desde 2005. Estes materiais foram muito usados na construção civil na parte final do século passado, principalmente em coberturas, pelo que alguns edifícios de habitação ainda possuem este material. Os custos para a sua remoção são também elevados, devido aos riscos que estas intervenções representam, sendo necessária uma entidade certificada para o fazer.

Assim, e uma vez que está em causa a saúde pública, a Câmara Municipal vai apoiar a remoção das coberturas em amianto de prédios urbanos que se destinem à habitação, no valor de 7,50€ / m2, além do acompanhamento por técnico da autarquia.

Considerando que muitos edifícios sede de coletividades e de utilização comum possuem também coberturas com estes materiais, está em estudo a possibilidade de alargar este apoio também a esses casos.

AGENDA

Multimédia