Tapete de flores em Lamas
11 abril, 2018

Tapete de flores em Lamas

A freguesia de Lamas, em Miranda do Corvo, celebra no próximo fim-de-semana as Festas em honra de Nossa Senhora do Pranto. A tradição centenária compreende na próxima sexta-feira, dia 13 de abril, uma peregrinação a pé ou de bicicleta a Dornes (Ferreira do Zêzere) e a colocação de um tapete de flores com a extensão de um quilómetro para receber no domingo, 15 de abril, a bandeira da padroeira.

O início do corte e apanha das flores naturais teve lugar no passado dia 8 de abril, e vai continuar até ao final da semana por parte de toda a população da freguesia. “O tapete é composto, na grande maioria, por flores do campo, mas devido à sua extensão, conta com flores oferecidas por armazenistas da região”, disse fonte da organização.

No mesmo dia em que decorre a peregrinação (13 de abril), a imagem peregrina de Nossa Senhora do Pranto é acolhida na Igreja de Lamas, onde fica em exposição até dia 22 de abril.

A preparação do tapete das flores arranca por volta das 06h00 de domingo, 15 de abril, e envolve cerca de 70 pessoas. O objetivo é ter o tapete pronto à hora de almoço, altura em que se decorre uma refeição oferecida pela organização.

Ao mesmo tempo que o tapete é colocado, tem lugar a peregrinação de regresso de Dornes, estando marcada para as 18h00 deste domingo a chegada da bandeira da Senhora do Pranto a Pousafoles, onde se inicia a procissão até à Igreja de Lamas.

As festas terminam no próximo dia 22 de abril com a realização de uma missa às 09h00 e o regresso da imagem peregrina a Dornes.

A iniciativa conta com o apoio da Câmara Municipal de Miranda do Corvo e da Junta de Freguesia de Lamas.