Miranda do Corvo recebe “selo de qualidade exemplar da água para consumo humano”

23/11/2018

A Entidade Reguladora dos Serviços de Água e Resíduos (ERSAR) atribuiu à Câmara Municipal de Miranda do Corvo o “Selo de Qualidade Exemplar da Água para Consumo Humano”. Esta distinção resulta de análises feitas por esta entidade que tinham como objetivo avaliar a qualidade da água que é fornecida aos munícipes.

Os resultados ditaram que as 22 zonas de abastecimento do concelho garantem aos mais de 13 mil habitantes uma taxa de 99,94% de “Água Segura”, com 2407 metros cúbicos de água distribuídos diariamente, o que coloca Miranda do Corvo como o segundo melhor concelho na área da Comunidade Intermunicipal Região de Coimbra.

O Presidente da Câmara, Miguel Baptista, salientou que estes resultados excecionais “resultam do investimento na melhoria da rede de abastecimento de água, um esforço que a autarquia vai continuar a fazer, bem como do empenho de todos os colaboradores que diariamente garantem o controlo da qualidade da água”, garantiu.

A atribuição das distinções - Selos de Qualidade e Prémios de Excelência - é uma iniciativa da ERSAR, organizada em parceria do jornal Água&Ambiente, que visa distinguir as entidades gestoras que, em 2017, se destacaram pela qualidade do seu desempenho nas várias categorias dos selos e prémios a atribuir.

Recorde-se que a ERSAR é a autoridade competente para a qualidade da água destinada ao consumo humano, ou seja, é responsável por garantir o cumprimento da legislação respetiva para que a qualidade da água seja a mais adequada na torneira dos consumidores.