Município de Miranda do Corvo é Autarquia Familiarmente Responsável há oito anos

22/11/2018

A Câmara Municipal de Miranda do Corvo foi eleita, pelo oitavo ano consecutivo, “Autarquia + familiarmente responsável”. Esta iniciativa do Observatório da Associação Portuguesa de Famílias Numerosas tem como objetivos acompanhar, galardoar e divulgar as melhores práticas das autarquias portuguesas em matéria de responsabilidade familiar. No caso de Miranda do Covo, e pelo facto de ser o oitavo galardão consecutivo, recebeu a “bandeira com palma”. A entrega decorreu ontem à tarde numa cerimónia onde esteve presente a Vice-Presidente Ana Gouveia.

Para tal, muito contribuíram medidas como, por exemplo, um tarifário de água especial para famílias numerosas ou com baixos recursos financeiros ou a comparticipação na totalidade dos transportes escolares desde o ensino pré-escolar até ao ensino secundário. A oferta das fichas de atividades a todos os alunos a estudar no 1.º ciclo de ensino básico, o prolongamento do horário das atividades de apoio à família e a abertura de dois estabelecimentos de ensino nas férias escolares do Natal, Carnaval, Páscoa e nos meses de julho de agosto são algumas das medidas na área da educação que ajudaram na reconquista deste galardão.

De destacar ainda os apoios específicos ao nível do urbanismo através de taxas mais amigáveis na construção da primeira habitação, a manutenção da taxa mínima do Imposto Municipal Sobre Imóveis (IMI) e a sua redução consoante com o número de dependentes e a criação de um programa de incentivo à natalidade.

Para Miguel Baptista, presidente da câmara, “este galardão é o reconhecimento da aposta do município em políticas sociais de apoio à família ao longo dos últimos anos, de modo concertado e nas suas diversas dimensões, procurando desta forma acompanhar a evolução das formas e dinâmicas da vida familiar”.

Recorde-se que o Observatório avalia 12 áreas que vão do apoio à maternidade e paternidade; apoio às famílias com necessidades especiais; educação e formação; habitação e urbanismo; transportes; saúde; cultura, desporto, lazer e tempo livre e medidas de conciliação entre trabalho e família, entre outras.