Ir para conteúdo
Miranda do Corvo é Eco-Concelho pelo terceiro ano consecutivo
23 setembro, 2020

Miranda do Corvo é Eco-Concelho pelo terceiro ano consecutivo

A Câmara Municipal de Miranda do Corvo ganhou, pelo terceiro ano consecutivo, o galardão de Eco-Concelho. A atribuição desta distinção resulta do facto dos 13 estabelecimentos de ensino do Agrupamento de Escolas de Miranda do Corvo terem recebido a Bandeira Verde Eco-Escola e, ao mesmo tempo, o galardão de Eco-Agrupamento.
 
A atribuição de todas estas distinções resulta do trabalho desenvolvido pelo município mirandense de apoiar todas as iniciativas de Educação Ambiental para a Sustentabilidade em todas as escolas.
Para além destes galardões, é de assinalar a vitória nacional do Jardim de Infância de Casais de São Clemente no Desafio Recolher com Estilo – Recolha Per Capita da categoria “Projeto Roupas Usadas Não Estão Acabadas”. No mesmo desafio, o 3.º lugar foi obtido pela Escola EB1 de Lamas, também do concelho de Miranda do Corvo.
 
As distinções serão entregues numa cerimónia a decorrer no próximo dia 30 de outubro em Lisboa. Este ano, e devido à pandemia da covid-19, a sessão está restrita aos representantes dos municípios galardoados e as escolas premiadas irão acompanhar a cerimónia através da internet.
 
Refira-se que o projeto Eco-Escolas engloba os seguintes estabelecimentos: Jardim de Infância de Casais de São Clemente, Jardim de Infância de Espinho, Jardim de Infância de Miranda do Corvo, Jardim de Infância de Vidual, Escola EB1/JI Prof. Dr. Ferrer Correia, Escola Básica de Miranda do Corvo, Escola Básica de Moinhos, Escola Básica de Semide, Escola EB1 Rio de Vide, Escola EB1 Vila Nova, Escola EB1 de Lamas, Escola EB1 de Pereira e a Escola EB 2,3/S José Falcão.
 
Refira-se que a Eco-Escolas é um programa internacional da “Foundation for Environmental Education”, desenvolvido em Portugal desde 1996 pela ABAE. Tem como objetivo encorajar ações e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pelas escolas, no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade. O programa é coordenado a nível internacional, nacional, regional e de escola e conta com o apoio dos municípios e de alguns mecenas.