Exposição "MAL ME QUER, BEM ME QUER, MUITO, POUCO OU NADA" de Maria João Damas

Esta exposição ergue-se através da utilização de objetos de uso comum que apropriados se apresentam dominantes na sua intenção. Estanques na sua forma e de forma
intencionalmente demorada, foram adquirindo uma nova interpretação, ganhando outras formas, outras expressões nos seus propósitos.
Mal me quer, bem me quer, muito, pouco ou nada é um projeto intimista que, promovendo o espaço de reflexão, vai questionando o lugar da condição humana, na vida atual, revelando através das suas peças o conhecimento da emoção, ou a falta dele.
Considerando uma das mais incompreensíveis problemáticas contemporâneas, a violência doméstica, e utilizando a arte através da instalação, Mal me quer, bem me quer, muito, pouco ou nada unifica e relaciona outros temas como o desamor, as expectativas, o romance, a violência, a morte e a forma como se concebe o quotidiano das vítimas, evitando no entanto a linguagem visual utilizada habitualmente, a qual reflete tantas vezes uma imagem que tende a quantificar e que nos catapulta para um labirinto de números fazendo esquecer o essencial, os seus rostos.
A partir do uso da instalação, Mal me quer, questiona, numa atitude particularmente crítica, a imagem que cada um de nós edifica anulando os sentidos que nos conduzem à distância que segura o nosso bem estar no mal dos outros.
Mal me quer, bem me quer, muito, pouco ou nada simboliza a crença inocente de podermos ser amados com o cair de cada pétala.
Maria João Damas (Coimbra, 1971) é artista plástica, autodidata, licenciada em Serviço Social pelo Instituto Superior Miguel Torga com pós-graduação em Economia Social pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. Por via das experiências vividas foi captando olhares na vida suspensa de outros. Essa perspetiva, sobre a vida de tantos, provocou no seu ser um desassossego que viria a ser orientado para a prática artística de pintura e instalação. Em 2018 decidiu dar a conhecer o seu trabalho e desde então tem dinamizado e tem sido convidada a participar em diferentes exposições.
A exposição estará patente até dia 31 de dezembro de 2020.