Ir para conteúdo
Câmara Municipal suporta vacinação contra a gripe junto da população com mais de 65 anos
27 outubro, 2020

Câmara Municipal suporta vacinação contra a gripe junto da população com mais de 65 anos

A Câmara Municipal de Miranda do Corvo assinou um protocolo com a Associação Dignitude para a implementação do Programa “Vacinação SNS Local”. Com esta decisão, cerca de um milhar de seniores com mais de 65 anos do concelho vai poder ser vacinada gratuitamente contra a gripe sazonal nas farmácias locais. O acordo prevê que a autarquia assuma o custo da administração destas vacinas em todas as farmácias do concelho.

Para evitar a aglomeração de pessoas e períodos longos de espera nos centros de saúde, os munícipes com mais de 65 anos que pretenderem ser vacinados contra a gripe sazonal nas farmácias de Miranda do Corvo terão que, previamente, entrar em contacto com a farmácia escolhida e agendar a toma da vacina, que é gratuita.

O Programa “Vacinação SNS Local” conta com a colaboração do Ministério da Saúde e da Associação Nacional de Farmácias e tem como objetivo proteger os mais vulneráveis, nomeadamente as pessoas com idade igual ou superior a 65 anos, através da promoção da sua vacinação contra a gripe sazonal pelas farmácias comunitárias que cumpram os requisitos de participação.

A vacina para maiores de 65 anos é garantida de forma gratuita pelo Sistema Nacional de Saúde, podendo também ser administrada nos Centros de Saúde de todo o país.

Segundo Miguel Baptista, presidente da Câmara Municipal, esta iniciativa tem como objetivo “proteger os seus munícipes com idade mais avançada, facilitando o acesso à vacinação contra a gripe sazonal e reduzindo o risco de infeção pela covid-19”. “Queremos evitar que os nossos idosos se exponham a situações de maior risco”, explicou o autarca.