Ir para conteúdo
De 3 de novembro a 3 de dezembro vai estar patente na Biblioteca Municipal Miguel Torga a exposição “O Enredo”.
04 novembro, 2020

De 3 de novembro a 3 de dezembro vai estar patente na Biblioteca Municipal Miguel Torga a exposição “O Enredo”.

Trata-se de uma exposição de pintura da autoria de Bráulio Figo, composta por doze telas em pintura de acrílico, dez delas retratando a Munda – personagem principal do espetáculo “O Enredo” – tendo como pano de fundo cada um dos monumentos da Rede de Castelos e Muralhas do Mondego e onze azulejos apresentando o dramaturgo da obra e as personagens que integram o espetáculo.
 
“O Enredo” foi um espetáculo inédito e multi-performativo criado pela Rede em 2018 no âmbito do programa “Coimbra, Região de Cultura” promovido pela CIM-RC e cofinanciado ao abrigo do Centro2020, Portugal 2020 e FEDER. “O Enredo” resultou de uma residência de diferentes disciplinas artísticas (música, dança, teatro e artes circenses) e percorreu vinte concelhos, contando com dezasseis mil espetadores. Tratou-se de uma criação artística centrada na figura de Sesnando Davides, no Mondego, enquanto testemunha da história, e na cultura moçárabe.
 
Na sua essência, o espetáculo testemunhou o palco de fronteira e permeabilidade que fez da linha defensiva do Mondego uma das matrizes da materialização do sonho com a dimensão de um país: Portugal.
O espetáculo foi fruto da criação de um coletivo artístico dirigido por André Varandas que integrou artistas de todos os concelhos da Rede (João Gama, Luís Travassos, Pedro Camarinho, José Ribeiro, Ricardina Lorigo, Vânia Fernandes, Márcia Francisco, Ricardo Grácio, Bráulio Figo, Mário Mata, Sofia Falcão e Rui Almeida).
 
Em 2019, o espetáculo abriu portas aos coletivos locais, capacitando mais de 800 pessoas em palco.