Ir para conteúdo
Feira Medieval
22 maio, 2015

Feira Medieval atrai milhares de visitantes

A primeira edição da Feira Medieval de Miranda do Corvo, organizada pela Câmara Municipal, teve como propósito mostrar as tradições e assegurar o conhecimento da história do concelho, combinando uma componente educativa com uma inegável componente turística. A iniciativa realizou-se na zona histórica da vila, centrando-se particularmente na Praça José Falcão, que foi invadida por milhares de visitantes ao longo de todo o dia, os quais foram transportados para o séc. XII com a recriação das artes e ofícios da época, como a latoaria, a tecelagem, a olaria, entre outros trabalhos ao vivo, pautados pelo rigor histórico dos trajes e dos materiais. Também não faltaram as tendas das mezinhas, das lãs, do barbeiro, da florista, dos doces conventuais, da padeira ou do mel, entre as mais de quatro dezenas de expositores que povoavam toda a praça. Os visitantes puderam ainda degustar-se com a sopa da pedra, o porco no espeto ou a cerveja artesanal.

Ao longo de todo o dia, as recriações históricas foram-se sucedendo, com o momento mais simbólico a pertencer à leitura da Carta de Foral atribuída por D. Afonso Henriques no ano de 1136. Ao longo do dia não faltou animação tradicional da época como as encenações de lutas e danças, a demonstração de cetraria e falcoaria e um espetáculo de fogo ao anoitecer que deslumbrou os presentes. De realçar ainda a presença do Rancho Flor das Cortes e do Rancho de Godinhela.

Apesar do tempo cinzento e da chuva que ainda se fez sentir, o enorme sucesso alcançado nesta primeira edição não deixa dúvidas ao Presidente da Câmara, Miguel Baptista, “o balanço é extremamente positivo e para o ano o objetivo é melhorar e alargar a Feira a outros locais da zona histórica da vila”.