Ir para conteúdo

Senhor dos Passos

Senhor dos Passos
De tradição ancestral e atraindo um grande número de fiéis, a Solenidade dos Passos do Senhor é uma das manifestações religiosas mais importantes do concelho de Miranda do Corvo. Organizada pela Irmandade das Almas, em todos os anos pares, a Solenidade é uma celebração exclusivamente religiosa, integrando o período quaresmal. 

Em Miranda do Corvo, a função dos Passos reveste uma impressionante representação. 

A Solenidade inicia-se na quinta-feira anterior ao 5.º Domingo da Quaresma, com uma imponente procissão de velas que conduz a Imagem do Senhor dos Passos desde a Capela do Calvário, no topo da vila, à Capela de Nossa Senhora da Boa Morte. Aqui realiza-se um momento de pregação. 

No domingo, às 15 h dá-se o Sermão do Pretório e a procissão sai da Capela da Senhora da Boa Morte, percorre as ruas da vila em sete "passos" de quadros de paixão, incluindo o Sermão do Encontro, e termina no Alto do Calvário, onde se realiza o Sermão do Calvário e a descida da Cruz do Senhor Morto, que é depois conduzido à Igreja Matriz, onde é proferido o Sermão da Soledade. Esta representação da Paixão de Cristo é uma manifestação de grande intensidade religiosa que proporciona aos crentes a possibilidade para meditar nos fundamentos da sua fé e compreender a mensagem de Jesus. O enquadramento do Alto do Calvário proporciona um ótimo cenário para a representação desta Solenidade.