Ir para conteúdo

Rota dos Moinhos dos Água de Miranda do Corvo

A Rota dos Moinhos de Água inicia-se na Casa do Reis, Vila Nova, onde um pequeno núcleo expositivo retrata temáticas como a flora e a fauna. 

A rota continua passando pelo rio, diversos moinhos de água e terminando no lugar de N.ª Sr.ª de Piedade de Tábuas.  

O percurso de Vila Nova à Senhora da Piedade de Tábuas permite o contacto com a forma tradicional de moagem nos antigos moinhos de água que acompanhavam as linhas de água, mostrando uma forma de vida e de aproveitamento dos meios naturais para subsistência. 
 
Moinho 1 
Maria Elvira Pereira 
Esta azenha situa-se num ponto elevado relativamente à estrada que hoje em dia em dia atravessa o lugar de Vila Nova. Uma levada conduz a água até à azenha. 
Apesar de situada no aglomerado populacional este moinho situa-se num recanto calmo e arborizado. A sua recuperação e do caminho que a ela conduz preservou uma memória do espaço rural que deu origem ao lugar de Vila Nova. 
Aqui dá-se início ao conhecimento do ofício de moleiro. 
 
Moinho 2 
José Mendes Branco 
Este moinho situa-se junto a um riacho, perto do lugar da Sra. da Piedade de Tábuas, entre dois montes. Apresenta uma ótima exposição solar e relação com a natureza envolvente. O murmúrio da água correndo e do balançar da vegetação transportam-nos para outras épocas menos agitadas. 
Aqui pode retemperar forças após a subida desde Vila Nova, perceber como funciona o mecanismo de moagem e observar a genialidade posta ao serviço da distribuição de água pelas levadas que, de moinho em moinho, iam rodando as mós. 
 
 
Moinho 3 
Comissão de Moradores e Melhoramentos do lugar de Tábuas 
Este moinho situa-se próximo da ribeira da Sra. da Piedade de Tábuas a escassos metros da Hospedaria e Capela. 
A paisagem é de uma beleza extrema e a natureza parece invadir o edifício. 
Um interessante percurso conduz a água à azenha convidando-nos a desfrutar da serra e das suas mais valias. 
 
 
Hospedaria 
A Antiga Hospedaria da Sra. da Piedade de Tábuas situa-se junto à Capela da Sr.ª da Piedade de Tábuas e assume-se como local ideal para os términos de um percurso pedestre ilustrativo da vida rural. Um local retemperador de forças que oferece ao visitante a possibilidade de descansar. 
 
Nível de dificuldade: Fácil  
Desníveis: Suaves 
Época Aconselhada: Todo o Ano 
Extensão: 4 Km 
Tempo Médio: 1h 30 min 
Para visita dos moinhos e hospedaria deverá ser contacto o Posto Municipal de Turismo