Ir para conteúdo
Mês da Prevenção dos Maus-tratos na Infância – Campanha do Laço Azul
22 abril, 2021

Mês da Prevenção dos Maus-tratos na Infância – Campanha do Laço Azul

Abril é o Mês Internacional da Prevenção dos Maus-tratos na Infância e todos os anos é assinalado com diversificadas iniciativas, com vista a alertar a sociedade para este problema que atinge tantas crianças.
 
A Organização Mundial de Saúde define abusos ou maus-tratos às crianças como “todas as formas de lesão física ou psicológica, abuso sexual, negligência ou tratamento negligente, exploração comercial ou outro tipo de exploração, resultando em danos atuais ou potenciais para a saúde da criança, sua sobrevivência, desenvolvimento ou dignidade num contexto de uma relação de responsabilidade, confiança ou poder”.
 
O “Movimento Laço Azul” nasceu em 1989, na Virgínia, Estados Unidos da América e conta a história de Bonnie W. Finney que colocou uma fita azul na antena do seu carro, de modo a demonstrar a sua dor face aos acontecimentos trágicos de que tinham sido vítimas os seus netos. As crianças tinham sido maltratadas pela mãe e pelo namorado e uma das crianças morreu em consequência das agressões.
 
O azul representava as nódoas negras espalhadas pelos pequenos e delicados corpos e viria a ser a cor da luta na proteção das crianças contra os maus-tratos.
 
Esta campanha, que começou como uma homenagem de uma avó aos netos, rapidamente ganhou dimensão mundial e o mês de abril passou a ser o Mês Internacional da Prevenção dos Maus-tratos na Infância.
 
A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Miranda do Corvo e o Município de Miranda do Corvo associam-se a este movimento com o objetivo de sensibilizar a comunidade sobre os direitos das crianças e de lembrar a responsabilidade coletiva na prevenção dos maus-tratos infantis.