Ir para conteúdo
Câmara Municipal apoia aquisição de Veículo Florestal de Combate a Incêndios pelos Bombeiros Voluntários
27 abril, 2021

Câmara Municipal apoia aquisição de Veículo Florestal de Combate a Incêndios pelos Bombeiros Voluntários

O executivo municipal de Miranda do Corvo aprovou a atribuição de um subsídio de 160 mil euros para a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do concelho.
 
A verba será usada pela corporação para fazer face às despesas de aquisição de um veículo florestal de combate a incêndios (VFCI), o qual deverá ser entregue dentro de algumas semanas.
 
Segundo a proposta apresentada pelo Presidente Miguel Baptista, a atual frota dos Voluntários apresenta uma idade avançada, tendo sido identificada “a necessidade de proceder à aquisição” deste veículo.
“O concelho de Miranda do Corvo encontra-se em zona de alto risco de incidência de fogos florestais, o que obriga os Bombeiros Voluntários a terem capacidade de resposta para combate aos incêndios”, refere o documento.
 
Recorde-se que a autarquia aumentou em fevereiro deste ano a comparticipação financeira à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Miranda do Corvo. A partir de 2021, o valor mensal do apoio autárquico passou a ser de 10.000 euros e tem subido todos os anos desde 2014, altura em que foi assinado o primeiro protocolo entre as duas entidades.
 
A maior fatia dessa verba – 7.500 euros ¬– é usada para despesas de funcionamento e o restante (2.500 euros) destina-se a despesas com equipamento “necessário à atividade operacional”. A esta verba mensal acresce mais 2.500 euros, valor que cabe ao Município de Miranda do Corvo devido à criação de uma Equipa de Intervenção Permanente (EIP) no concelho.
 
Ao mesmo tempo, o município tem aprovado nos últimos anos a atribuição de apoios extraordinários à corporação para aquisição de viaturas — duas ambulâncias em 2015, uma VFCI (igual a esta) em 2016 e um veículo cisterna em 2017 —ou, mais recentemente, a entrega de equipamento de proteção individual devido à pandemia de covid-19.