Ir para conteúdo
Miranda do Corvo é um dos 7 Municípios portugueses a receber Selo Europeu de Excelência em Boa Governação
28 junho, 2021

Miranda do Corvo é um dos 7 Municípios portugueses a receber Selo Europeu de Excelência em Boa Governação

A Câmara Municipal de Miranda do Corvo recebeu esta tarde, em Loulé, o Selo Europeu de Excelência em Boa Governação (ELoGe). Uma distinção atribuída pelo Centro de Peritos para a Boa Governação do Conselho da Europa em colaboração com a Federação Europeia dos Dirigentes da Administração Local (UDITE) e a Associação dos Trabalhadores da Administração Local (ATAM).
 
O ELoGe tem como objetivo mobilizar e estimular a ação dos municípios de forma a que os cidadãos possam beneficiar de uma boa governação democrática. Esse benefício resulta na melhoria contínua da qualidade dos serviços públicos, envolvimento da população e políticas que atendam as suas legítimas expectativas.
 
Para tal, os responsáveis do projeto promovem um “benchmarking” - realização de questionários e avaliações - para avaliar os pontos fortes e fracos da sua prestação de serviços públicos à comunidade local e do seu exercício, enquanto entidade pública. Ao todo, são 12 os princípios da Boa Governação Democrática através dos quais é possível melhorar a sua governação: participação do cidadão; capacidade de resposta; eficiência e eficácia; abertura e transparência; estado de Direito; conduta ética; competência e capacidade; inovação e abertura à mudança; sustentabilidade e orientação a longo prazo; gestão financeira sólida; direitos humanos, diversidade cultural e coesão social; e responsabilidade (ser responsável e ser responsabilizado pelas suas ações).
 
A distinção foi entregue ao Presidente da Câmara, Miguel Baptista, que na ocasião teve oportunidade de salientar o facto de Miranda do Corvo ser um dos poucos municípios a nível nacional a receber este selo atribuído por uma instituição europeia, agradecendo a todos os colaboradores da autarquia que tornaram possível este prémio.