Redes para o Desenvolvimento

O projeto "Redes para o Desenvolvimento: da Geminação a uma Cooperação mais Eficiente" tem como objetivo promover sinergias entre atores da cooperação e reforçar o papel das autoridades locais enquanto agentes ativos de cooperação para o desenvolvimento.
É executado pelo Instituto Marquês de Valle Flôr em parceria com a Câmara Municipal de Loures, a Câmara Municipal da Marinha Grande, o Fine+p e o Fondo Galego de Cooperación e Solidariedade. Conta com o financiamento da Comissão Europeia e do Instituto Português de Apoio ao Desenvolvimento, para além do apoio institucional da Associação Nacional de Municípios Portugueses.
Constituída por 14 Municípios, a Plataforma Redes para o Desenvolvimento é uma ferramenta aberta ao envolvimento de todas as Autoridades Locais e Atores Não Estatais interessados em trabalhar na área da Cooperação para o Desenvolvimento.
São diversas as Atividades que a recém criada Rede se propõe a dinamizar. Seguem, abaixo, as principais linhas orientadoras das mesmas:
Criação e dinamização da Rede Nacional de Autoridades Locais para a Cooperação e o Desenvolvimento;
Promoção e reforço de parcerias multiactor entre autoridades locais e entre estas e outros atores da sociedade civil;
Realização de Mesas-Redondas, Assembleias Públicas, Ciclos de Debates, Seminários e Workshops sobre as mais-valias da participação ativa em processos de Cooperação para o Desenvolvimento;
Disseminação e partilha, a nível nacional e internacional, de informação e de boas práticas na área da cooperação para o desenvolvimento.