Geminação com Santa Catarina do Fogo

As geminações são uma ferramenta de inquestionável interesse para o aprofundamento das relações para o desenvolvimento entre as instituições do poder local das diversas regiões do mundo.
A Comissão europeia, atenta a essa certeza, decidiu promover a realização das “Geminações para o Desenvolvimento”, iniciativa que aprovou, designadamente, um conjunto de candidaturas de municípios portugueses com congéneres de países africanos de expressão lusíada.
No âmbito deste programa Miranda do Corvo geminou-se com Santa Catarina do Fogo, município de Cabo Verde.
O protocolo de geminação e cooperação descentralizada abarca a educação, formação profissional, saúde e capacitação institucional.
A ratificação do acordo aconteceu durante as “Jornadas Europeias do Desenvolvimento” que tiveram lugar em Estrasburgo.
Desta forma os dois municípios têm-se empenhado no desenvolvimento local no âmbito da cooperação para o desenvolvimento Norte/Sul e aprofundado a compreensão mútua, a amizade e a vontade de melhor conhecer a história e cultura de ambos.
Os dois municípios têm participado em intercâmbios económicos, culturais e sociais com vista a reforçar a troca de experiências e construir parcerias para o desenvolvimento, no espírito da Carta da EU para as autoridades locais.