Ir para conteúdo
Marchas Populares animam Miranda do Corvo no próximo sábado
14 junho, 2022

Marchas Populares animam Miranda do Corvo no próximo sábado

A noite do próximo sábado, 18 de junho, será de festa em Miranda do Corvo, animada pelas Marchas Populares. Numa organização conjunta da Câmara Municipal de Miranda do Corvo, da Junta de Freguesia de Miranda do Corvo e colaboração da Marcha do Vale do Açor, a iniciativa tem início às 17h00, de entrada livre, com a abertura das tasquinhas na Praça José Falcão, onde será possível jantar a tradicional sardinha e outros petiscos.
 
Para as 20h30, está previsto o início do espetáculo do grupo musical Boheme, que interromperá a sua atuação para o desfile das Marchas Populares entre o Mercado Municipal e a Praça José Falcão, com saída marcada para as 21h00.
 
O desfile deste ano está marcado pelo enorme sucesso da Marcha do Vale do Açor, que pela primeira vez desfilou na Avenida da Liberdade, onde abriu as Marchas Populares de Lisboa. Também em estreia, estará pela primeira vez em Miranda do Corvo uma marcha da capital do país, a Marcha do Alto do Pina, que ficou classificada no pódio na recente edição das Marchas de Lisboa.
 
Ao todo, irão participar no desfile oito grupos, com três marchas locais: de Vale do Açor, de Vila Nova e marcha infantil dos Moinhos. Estarão presentes mais cinco marchas convidadas: Alto do Pina (Lisboa), Corroios (Seixal), Cheira (Penacova), Santa Clara (Coimbra) e Ribeira de Frades (Coimbra). Serão mais de 300 marchantes que irão encher as ruas de Miranda do Corvo.
 
A primeira marcação das marchas será no parque de estacionamento do Mercado Municipal, onde seguirão em desfile para a Praça José Falcão, local onde farão a segunda marcação, em frente aos Paços do Concelho.
 
De assinalar que cada marcha mirandense recebe um subsídio da Câmara Municipal de Miranda do Corvo e da Junta de Freguesia de Miranda do Corvo. O Município concede um apoio de 600 euros para as marchas infantis e de 1.000 euros para as marchas dos adultos, enquanto a junta apoia, respetivamente, em 400 euros (infantis) e 500 euros (adultos) os grupos participantes. Esta autarquia oferece ainda parte da sardinha e da broa que é comercializada, a preço simbólico, nas tasquinhas instaladas na Praça José Falcão, cuja gestão foi atribuída aos grupos que participam no desfile.