Desfile das Marchas Populares encheu ruas de Miranda do Corvo
22 junho, 2022

Desfile das Marchas Populares encheu ruas de Miranda do Corvo

O desfile das marchas populares pelas ruas de Miranda do Corvo foi um enorme sucesso. A zona central da vila, entre o Mercado Municipal e a Praça José Falcão, recebeu uma enorme enchente de pessoas para assistirem ao desfile das oito marchas participantes.

Mais de trezentos figurantes participaram no desfile entre os oito grupos presentes, com três marchas locais: de Vale do Açor, de Vila Nova e Marcha Infantil dos Moinhos; e cinco marchas convidadas: Alto do Pina (Lisboa), Corroios (Seixal), Cheira (Penacova), Santa Clara (Coimbra) e Ribeira de Frades (Coimbra).

Os milhares de pessoas presentes deram por bem empregue o tempo despendido para observar os fatos bem cuidados e as belas marcações apresentadas. A alteração ao trajeto, com marcações no estacionamento do Mercado Municipal e na Praça José Falcão, revelou-se uma aposta ganha, contribuindo para o sucesso desta edição das Marchas Populares de Miranda do Corvo.

As outras grandes novidades desta edição foram a introdução do copo reutilizável, reduzindo assim a utilização do plástico e produção de lixo, bem como a montagem de uma bancada na Praça José Falcão para assistir ao desfile.

Durante toda a tarde e noite, as tasquinhas dinamizadas pelas marchas venderam a tradicional sardinha, entre outros petiscos. O baile abrilhantado pelo grupo musical Bohème, durou até tarde contando com bastante público que só arredou pé quando a banda deu por terminado o espetáculo.

De assinalar que cada marcha mirandense recebe um subsídio da Câmara Municipal de Miranda do Corvo e da Junta de Freguesia de Miranda do Corvo. O Município concede um apoio de 600 euros para as marchas infantis e de 1.000 euros para as marchas dos adultos, enquanto a junta apoia, respetivamente, em 400 euros (infantis) e 500 euros (adultos) os grupos participantes. Esta autarquia ofereceu ainda parte da sardinha e da broa que é comercializada, a preço simbólico, nas tasquinhas instaladas na Praça José Falcão, cuja gestão foi atribuída aos grupos locais que participam no desfile.