Ir para conteúdo
I Trail Inclusivo em Portugal e o II Evento de Plogging “Da Montanha ao Mar
04 novembro, 2022

I Trail Inclusivo em Portugal e o II Evento de Plogging “Da Montanha ao Mar

Nos dias 5 e 6 de novembro 2022 vai decorrer em Miranda do Corvo I Trail Inclusivo em Portugal e o II Evento de Plogging “Da Montanha ao Mar”, organizado pela Associação Abútrica em colaboração com o Município.
 
Com o I Trail Inclusivo em Portugal pretende-se levar a modalidade de corrida de montanha a indivíduos portadores de deficiência (motora e/ou mental), contando-se desde logo com a presença de dois atletas paralímpicos nacionais, para “apadrinharem” a prova: o atleta Lenine Cunha eleito melhor atleta do mundo com deficiência intelectual e detentor de 228 medalhas em competições internacionais e o mirandense Diogo Cancela, com resultados meritórios na natação.
 
O evento de Plogging “Da Montanha ao Mar”, realiza-se pelo segundo ano consecutivo. É uma atividade aberta a toda a população, que pretende recolher lixo, com o qual será realizado no final um “Workshop”, cujo objetivo é a criação de objetos artísticos construídos a partir do lixo recolhido.
 
Esta ultima iniciativa vai ser integrada no projeto People and Planet, promovido pela Rede para a Cooperação e Desenvolvimento, à qual o Municipio pertence, e visa consciencializar os jovens cidadãos/ãs sobre os desafios e consequências das alterações climáticas para que, desta forma, eles se tornem agentes de mudança e mobilização na busca de um mundo mais sustentável. A campanha Water of The Future tem o ambicioso objetivo de mobilizar a sociedade para o combate às alterações climáticas, focando-se num dos grandes desafios que a humanidade terá de enfrentar nos próximos anos – a escassez de água.