Ir para conteúdo
Dia Nacional do Cuidador Informal
07 novembro, 2022

Dia Nacional do Cuidador Informal

A Torre Sineira foi iluminada de cor branca, para sinalizar o Dia Nacional do Cuidador Informal que se comemorou no dia 5 de novembro.
 
O Município de Miranda do Corvo, associou-se à Unidade de Cuidados na Comunidade, UCC Torre de Sinos, numa campanha de sensibilização da população, para a importância do Cuidador Informal na nossa sociedade, com a realização de várias atividades, no decorrer do mês de novembro.
 
Os cuidadores informais são todos os cidadãos que tomaram sobre si o dever de cuidado de outra pessoa. As contingências da vida, a severidade da condição e, ou a falta de recursos económicos e de respostas sociais e de saúde adequadas podem conduzir os cuidadores informais para uma situação de inevitabilidade ou obrigação percebida em assumir este papel.
 
Existem em Portugal milhares de cuidadores informais. Os números reais não são conhecidos, assim como também não se conhecem totalmente as dificuldades que enfrentam. Os cuidadores informais têm um papel muito importante no apoio emocional e da prestação de assistência e cuidados diários, contribuindo para o bem-estar e conforto do doente.
 
O aumento da proporção de pessoas idosas e da esperança de vida poderá obrigar, no futuro, um número cada vez maior de famílias que desempenham uma atividade profissional a cuidar, em simultâneo, dos seus familiares dependentes, conciliando a vida profissional e a vida familiar.
 
O Reconhecimento do Cuidador Informal surge com a provação do Estatuto de Cuidador Informal em 2019. Na regulamentação do Estatuto são apresentados os direitos, os deveres e as medidas de apoio aos cuidadores informais e às pessoas cuidadas.
 
Para requerer este estatuto deve dirigir-se á Segurança Social ou fazer o pedido via online na Segurança Social Direta.
 
No Centro de Saúde de Miranda do Corvo, a Unidade de Cuidados na Comunidade, UCC Torre de Sinos, desenvolve um projeto de apoio ao Cuidador Informar, “Dar a Mão” que tem como principal objetivo apoiar os Cuidadores Informais do Concelho. Poderá contatar a Enfª Anabela Corino, responsável pelo projeto, ou Dra Joana Simões (Técnica de Serviço Social).