Ir para conteúdo

Concerto JP Simões a solo

cartaz JP
cartaz JP

JP Simões nasceu em Coimbra em 1970. Estudou Jornalismo, Direito da Comunicação, Escrita de Argumento, Saxofone, Língua Árabe e é Mestre em Teoria da Literatura pela Universidade de Lisboa, mas tem exercido essencialmente música, desde 1995, com os Pop dell’Arte, Belle Chase Hotel, Quinteto Tati, (etc…) e a solo.
Escreveu contos, letras de canções, argumentos para cinema e participou ativamente como músico e ator em filmes de Fernando Vendrell, Edgar Pêra, António Ferreira e outros, assinando pelo caminho algumas bandas sonoras para documentários.
No teatro, escreveu o libreto da “Ópera do Falhado” (Editora 101 Noites, 2004) partilhando a invenção musical com o compositor Sérgio Costa. Nesse ano é lançado o álbum do seu Quinteto Tati.
Em 2007 lançou “1970”, (Valentim de Carvalho) o seu primeiro álbum a solo, e “O Vírus da Vida”, (Sextante Editora, 2007), livro de contos com ilustrações de André Carrilho.
Na televisão, concebeu, editou e apresentou a série de programas de divulgação da nova música portuguesa, “Quilómetro Zero”, transmitidos em 2008 pela RTP2, grande vencedor do Festival de Documentário Grande Angular, em 2009.
Em Abril de 2009, lançou “Boato” onde recupera algumas das músicas lançadas anteriormente. Em Novembro de 2010 lança um novo disco, feito em parceria com o compositor Afonso Pais: “Onde Mora o Mundo”.
A pedido da cantora Márcia completa a música da mesma “A pele que há em mim”, fazendo a versão masculina do tema tornando-se um dos maiores êxitos de 2012.
Em Junho de 2012, e depois de Jorge Palma, Camané, Fausto Bordalo Dias e Carlos Tê, o próximo artista a receber “Carta Branca” do CCB foi o músico J.P. Simões, evento no qual apresentou o projecto A Vida Ilustrada.
Ainda em 2012 JP Simões cria a peça musical ”A Íntima Farsa” a pedido o Teatro Municipal São Luiz. JP Simões arrisca a trilhar as vias do teatro musical propondo, com a auto-ironia que o caracteriza, uma revisão da história de um escritor em crise de meia-idade.