Ir para conteúdo
Exposição “Moringues, Moringas & Moringos”
04 maio, 2023

Exposição “Moringues, Moringas & Moringos”

No âmbito das Comemorações do 25 de abril o Municipio de Miranda do Corvo inaugurou, nesse mesmo dia, a exposição ”Moringues, Moringas & Moringos”, na Casa do Design.
 
Esta exposição é composta por exemplares, alguns deles peças únicas, de moringas que o colecionador César Tomé foi reunindo ao longo dos tempos e que tornam esta coleção única e muito especial, pela diversidade de formas, cores e proveniência de um objeto tão simples, que serve como reservatório de água, e que a criatividade humana transformou em peças de grande beleza, ultrapassando o seu caráter meramente funcional.
 
De acordo com o proprietário desta coleção o “moringue é um exemplo prático daquilo que a cultura pode fazer para ligar os povos, as pessoas e as culturas aparentemente tão díspares e tão afastadas”.
 
A exposição estará patente até dezembro 2023, estando disponíveis visitas guiadas mediante marcação (turismo@cm-mirandadocorvo.pt) e atividades de serviços educativos para os públicos mais jovens.
 
A presente exposição faz parte de um programa mais alargado de promoção e valorização da Olaria do Carapinhal, que passa pela certificação deste saber fazer, a dinamização de formações e workshops de cerâmica e olaria para públicos diversos, seminários e exposições que irão ocorrer ao longo do tempo, na Casa do Design.