Ir para conteúdo
Espetáculo teatral Nau Nau Maria
16 maio, 2023

Espetáculo teatral Nau Nau Maria

Odisseia Nacional do Teatro Nacional D. Maria II despediu-se de Miranda do Corvo com duas apresentações do espetáculo teatral Nau Nau Maria.
 
Mais de três centenas de pessoas, entre eles alunos do Agrupamento de Escolas de Miranda do Corvo e público em geral assistiram à peça de Alice Azevedo, na Casa das Artes, no âmbito da Odisseia Nacional do Teatro Nacional D. Maria II.
 
Na passada sexta-feira, 12 de maio, os alunos do oitavo, nono e secundário tiveram a oportunidade de participar numa sessão gratuita e exclusiva da peça “Nau Nau Maria”, bem como os respetivos professores do Agrupamento de Escolas de Miranda do Corvo.
 
No final houve, ainda, um momento de partilha onde foi possível colocarem todas as questões sobre a peça à encenadora Alice Azevedo.
 
No passado sábado, dia 13 de maio, as portas abriram-se ao público em geral que teceu críticas positivas após o espetáculo, quer pela encenação, quer pela interpretação de Cire Ndiaye e João Nunes Monteiro.
Foi um convite de Pedro Penim, diretor artístico do Teatro Nacional D. Maria II, que motivou a criação de “Nau Nau Maria”, o espetáculo onde Alice Azevedo partiu da obra “História Trágico-Marítima” de Bernardo Gomes de Brito para, primeiro, desconstruir e, logo depois, reconstruir criticamente a História das explorações marítimas portuguesas.
 
Um processo que, nas palavras da criadora, “foi de alguma forma uma viagem atribulada” e que a levou a revisitar as suas fantasias de infância e adolescência de viagens marítimas.
 
Uma peça didática e pedagógica, mas com um “q” de sátira e crítica social, que tanto se podia passar no séc. XV como no séc. XXI, desmistificando a Era dos Descobrimentos que tanto marcaram a nossa história e ensino.