Ir para conteúdo
ALUNOS DA ESCOLA JOSÉ FALCÃO PINTAM MURAL SOBRE AS ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS E ESCASSEZ DA ÁGUA
09 novembro, 2023

ALUNOS DA ESCOLA JOSÉ FALCÃO PINTAM MURAL SOBRE AS ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS E ESCASSEZ DA ÁGUA

O Município de Miranda do Corvo integra a Rede Intermunicipal para a Cooperação e Desenvolvimento. A iniciativa, facilitada pelo Instituto Marquês de Valle Flôr, no âmbito do projeto Redes para o Desenvolvimento é cofinanciada pela União Europeia e pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., e conta com o apoio institucional da Associação Nacional de Municípios Portugueses.
 
A Rede para a Cooperação e Desenvolvimento e o IMVF estão a desenvolver o projeto “People & Planet”, no âmbito do trabalho direcionado para as questões da Cidadania Global, com enfoque nos objetivos do desenvolvimento sustentável. O Projeto “People & Planet” tem como objetivo consciencializar os jovens cidadãos/ãs sobre os desafios e consequências das alterações climáticas.
 
No ano letivo de 2022/2023, o Município recebeu a equipa do projeto e o Muralista Nicaraguense Manuel Aláníz, da Fundación de Apoyo al Arte Creador Infantil, que dinamizaram uma Masterclass, com os alunos do 10º e 11º ano, da Escola Básica e Sec. José Falcão, da área de Artes Visuais, sob orientação do Prof. Sérgio Pais, com o objetivo de partilha e reflexão sobre as questões das alterações climáticas, com enfoque na água.
 
Os jovens executaram pinturas livres onde expressaram, através de sua criação artística, os desafios e consequências das alterações climáticas e da escassez da água.
 
O Muralista Manuel Alaniz e a equipa do projeto “People & Planet ” estiveram, durante a última semana de outubro, a trabalhar com os jovens da Escola Básica e Sec. José Falcão, da Área de Artes Visuais, onde foi dada continuidade ao trabalho desenvolvido no ano letivo anterior. Foi realizada uma reflexão com a partilha de experiencias, expetativas e preocupações com o futuro do Planeta pelos jovens estudantes e concretizada a pintura de um mural sobre o tema.
 
Apesar do mau tempo os jovens não desistiram e, com orientação do Manuel, terminaram a pintura do mural, que resultou num trabalho de grande valor artístico e expressividade, localizado num muro/local de destaque na escola.