Ir para conteúdo

Fausto de Sousa Correia

Fausto de Sousa Correia
Fausto de Sousa Correia
Fausto de Sousa Correia nasceu em Coimbra a 29 de outubro de 1951. Com raízes familiares em Miranda do Corvo, mais propriamente no lugar de Cadaixo, licenciou-se em Direito na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, tendo exercido as profissões de advogado, consultor empresarial, professor, jornalista, administrador, escritor, dirigente e deputado.  

Foi deputado socialista, e nos governos de António Guterres foi sucessivamente secretário de Estado da Administração Pública, dos Assuntos Parlamentares, Adjunto do Ministro de Estado e Adjunto do Primeiro-Ministro. Enquanto Secretário de Estado da Administração Pública e Modernização Administrativa, no XIII Governo Constitucional, Fausto Correia foi o responsável pelo projeto das Lojas do Cidadão.   

Como jornalista integrou os quadros do 'República', foi um dos fundadores do diário 'A Luta' e delegado da ANOP em Coimbra.  

Mais tarde foi membro de vários Conselhos de Administração da RDP-Radiodifusão Portuguesa e entre Abril de 1992 e Outubro de 1995 foi Vice-Presidente da Direcção-Geral da Agência Lusa.  

Desempenhou também vários cargos de relevo dentro do seu partido (PS), na Associação Académica de Coimbra OAF, RDP e Agência Lusa.  
No Parlamento Europeu, eleito pelo PS em 2004, era membro da Comissão Parlamentar das Liberdades Cívicas, Justiça e Assuntos Internos e membro suplente da Comissão Parlamentar dos Transportes e Turismo do Parlamento Europeu.  

Integrava ainda a delegação para as Relações com os Países da Comunidade Andina e era membro suplente das delegações para as Relações com o Mercosul e à Assembleia Parlamentar Euro-Latino-Americana.  

Foi membro da Assembleia Municipal de Miranda do Corvo, na década de 80 e na década de 2000, tendo sido Presidente deste órgão no período de 2002 a 2005.   

Foi também membro do Conselho de Estratégia da ADFP e membro fundador da Real Confraria da Cabra Velha, onde exercia o cargo de Presidente do Conselho Fiscal.  

Veio a falecer, em Outubro de 2007, com 55 anos de idade, quando exercia a função de deputado do PS ao Parlamento Europeu. Nessa data exercia ainda o cargo de deputado da Assembleia Municipal de Miranda do Corvo. 

De forma a perpetuar a sua memória, o seu nome figura na toponímia de Miranda do Corvo, dando nome à Praça Dr. Fausto Correia.