Ir para conteúdo

Exposição "Sobre Livros..." de Joana Rêgo

Esta exposição a artista reflete sobre a dupla consideração da imagem como escrita e da escrita como imagem, remetendo-nos definitivamente à reflexão sobre os conceitos de texto, de linguagem, de comunicação, mas também nos remete a outros conceitos tais como expressão, emoção, poesia e imaginação. A maior parte destas obras alertam-nos permanentemente para os mecanismos da perceção e da interpretação, desmontam-nos, isolam-nos, fazem-nos ver e pensar o que normalmente temos como adquirido e não vemos nem pensamos. São obras que jogam com a nossa memória, obrigando-nos a uma permanente interrogação sobre a realidade, o mundo, o tempo e o espaço.
A cor surge nestas obras simultaneamente como função ótica e função sintática, o que perturba a sincronia do olho e do espírito, que não estão aqui na mesma cadência: a opticalidade da cor da pintura visa dessincronizar o olho e a mente, desacelerando a leitura, obrigando a um esforço para extrair significado do texto. A cor desvia o texto para a sua função significante, aniquilando o espaço mental entre ler e ver, criando também um significado adicional, um significado visual, que sobrevive ao consumo da narrativa.
Joana Rêgo nasceu no Porto em 15 de Novembro de 1970 é Pintora e Docente do Ensino Superior, na ESAD (Matosinhos) desde 1999. Doutoramento pela FBAUP no Doutoramento DAD (Doutoramento em Arte e design), 2017. Diploma de Estudos Avançados do Doutoramento “Modos de conhecimento na prática Artística Contemporânea”, 2006 pela Universidade de Vigo — Faculdade de Belas Artes de Pontevedra, Espanha.
Realizou cerca de 25 exposições individuais em Portugal e no estrangeiro e participou em diversas exposições / projetos coletivos em Portugal e no estrangeiro.