Serra da Lousã
Situada na transição do distrito de Coimbra para o de Leiria, integra o sistema montanhoso luso-espanhol da Meseta e possui 1205 m de altitude, no seu ponto mais alto, o Trevim.
Miranda do Corvo é um dos 5 concelhos abrangidos por esta serra, fazendo ainda parte deste grupo Lousã, Góis, Castanheira de Pera e Figueiró dos Vinhos.
Esta serra carateriza-se por uma enorme riqueza dos seus espaços naturais, ainda pouco sujeitos à agressividade de intervenções humanas. A diversidade de paisagens é imensa, e este território situado entre dois rios - O Ceira e o Zêzere - é o ponto de encontro da vegetação Atlântica e da tipicamente Mediterrânica, encontrando-se com facilidade o Azevinho, o Azereiro, a Azinheira ou o Sobreiro.
As diferentes paisagens mudam consoante a luz; o som das ribeiras alteram-se consoante o seu caudal criando cenários inesperados que proporcionam o encontro fortuito com um atrevido javali ou com um magnífico veado…
Integradas nesta magnífica paisagem natural surgem aldeias que parecem perdidas no tempo mas mantêm a sua alma bem viva, com um coração batente entre as pedras de xisto que as envolvem, acolhendo calorosamente os visitantes que por ali se perdem. Referimo-nos a aldeias como a do Gondramaz, em Miranda do Corvo, ou Talasnal e Candal, na Lousã, as quais integram a Rede das Aldeias do Xisto.
Uma rede de percursos permite a visita a pé ou de bicicleta proporcionando diferentes experiências, para aqueles que preferem explorar este território que integra a Rede Natura.