Ir para conteúdo

Arquivo Municipal

Horário e contactos

HORÁRIO

Segunda a Sexta-feira
9h00 - 12h30; 14h00 - 17h30

 

CONTACTOS

Edifício Construir
Rua Dr. Rosa Falcão
3220-Miranda do Corvo

Tel.: 239 530 320

Email: camara@cm-mirandadocorvo.pt

Serviços

O Arquivo Municipal Belisário Pimenta foi criado em 2007. Instalado provisoriamente na Biblioteca Municipal Miguel Torga, foi transferido em 2013 para as atuais instalações no Edifício Construir.

O Arquivo deve o seu nome ao incansável investigador de história local Belisário Pimenta, autor de inúmeras publicações, entre livros e artigos em publicações periódicas, dedicadas ao concelho. É, por isso, uma justa homenagem do município a esta figura determinante no registo e preservação do património artístico e cultural de Miranda do Corvo.

O Arquivo Municipal tem por missão recolher, guardar, tratar e preservar a documentação relativa à memória local; promover a gestão integrada dos documentos produzidos na Câmara Municipal de Miranda do Corvo, desenvolvendo produtos e serviços de informação com o objetivo de satisfazer as necessidades das partes interessadas, nomeadamente os utilizadores internos e externos.

O Arquivo abrange documentação desde o séc. XIX até à atualidade, distribuída por três salas, contendo cerca de quatrocentos metros lineares e mais de um milhão de documentos.

Desde 2015, altura em que a Câmara Municipal adotou a aplicação MyDoc, os processos entrados na Câmara Municipal seguem todos um percurso virtual desde a sua abertura até à sua finalização e arquivamento.

Existem inúmeras bases de dados criadas pelo Arquivo por forma a facilitar a procura por áreas: correspondência, contratos de água, empreitadas e fiscalização, obras particulares, obras públicas.

A documentação pode ser consultada presencialmente por todos os cidadãos mediante requerimento e autorização. O Arquivo presta, além disso, um apoio efetivo aos diversos serviços camarários, disponibilizando a documentação necessária à prossecução do trabalho.